sábado, 2 de maio de 2015

Política educacional do PSDB? Porrada em professor e pitbull didático?

Manifestantes diante do Palácio Iguaçu de Beto Richa (PSDB). Foto Orlando Kissner/Fotos Públicas
Professores estão em greve em dois grandes estados coincidentemente governados por tucanos. Administrações de todos os partidos costumam tratar mal os mestres. Mas São Paulo e Paraná extrapolam atualmente no desrespeito. Os tucanos parecem tão entusiasticamente apegados a tudo que é privado que não sabem transitar nos serviços públicos nem conversar com quem não tem contas bancárias recheadas ou DNA de coxinha. Sistema público de ensino, então, é anomalia na gestão. Acidente de percurso, algo que atrapalha e enche o saco. Gostariam, talvez, de terceirizar e se livrar do abacaxi? Em São Paulo, a greve dos professores da rede estadual - que a mídia comercial praticamente não noticia, mesmo com 60 mil professores nas ruas na última quinta-feira -, já vai completar dois meses. Em Curitiba, tropas de choque e cães foram lançados contra os professores. Cerca de 200 saíram feridos, um cinegrafista foi atacado por um pitbull da tropa de Beto Richa e, segundo os médicos, escapou por três centímetros de ser atingido na veia femural, o que poderia ser fatal. Ontem, Dia do Trabalho, manifestantes foram às ruas da capital paranaense protestar contra o governador Richa. A bandeira do Paraná manchada de tinta vermelha foi o símbolo da luta contra contra um governo que sabe reprimir mas não sabe negociar.
As duas fotos acima são reproduções do site Diário do Centro do Mundo, onde saíram sem os créditos. A do alto, Vanja Orico diante dos veículos militares, é de Gervásio Baptista, foi feita para a Manchete, em 1968.  A imagem expressiva da professora ajoelhada diante da tropa de choque do governo tucano é de Daniel Castellano, da Gazeta do Povo. Veja no Diário do Centro do Mundo, clique AQUI


2 comentários:

Wilson disse...

Só sabem falar com Fiesp, Bolsa, FMI, CNI e coxinhas. No resto, cachorro, gás de pimenta e tropa de choque.

J.A.Barros disse...

São esses fatos, como de Vanja Orico – que faleceu há pouco tempo – que forjam o carácter de um povo. Os professores tem de partir para a luta sim e enfrentar as baionetas do poder que oprime e empobrece uma sociedade. Quantos poderoso eleitos e no seus discursos de posse prometeram resolver a situação profissional e financeira desses abnegados e sofredores professores brasileiros? Não é dificil lembrar o discurso de posse, no seu primeiro mandato, de um presidente, em que enfatizava o apoio e a solução para os professores brasileiros.
Resolveu os problemas? Desconfio que não porque então não estaria havendo greve da classe em quase todo país.
O governador do meu Estado, assim que tomou posse no cargo acabou com as drogarias populares, simplesmente deixando de repassar para o Laboratório Vital Brazil, que era quem administrava as Drogarias, as verbas necessárias para o seu funcionamento. Com isso, 300 pessoas ficaram desempregadas. Agora, acaba de receber um empréstimo de 7 bilhões de reais do Tribunal de Justiça do Estado para poder pagar e governar o Estado. E ficam uns palhaços falando em "coxinhas" e mais outras babaquices criadas pelos "progressitas"de mesas de bares. Enquanto isso a Petrobras que é do povo brasileiro é roubada a tal ponto que amanhã um credor de 10 reais pode pedir a falência dessa gigante empresa que tem 82 mil funcionários e 300 mil terceirizados e para o seu governo tanto na atividade meio como na atividade fim. Se liga cara e procura entender o Brasil de hioje.