quinta-feira, 26 de março de 2015

Sem compadrio...

Tem alguém aí a favor da corrupção? Não. Só quem dela se beneficia, claro. O Brasil tem tido oportunidades de punir os ladrões de alto rendimento. Mas é preciso ter o foco nos corruptos e nos corruptores. A Polícia Federal acaba de deflagrar um operação contra sonegadores. Supostamente, servidores da Receita participavam de um esquema para livrar empresários das garra do leão. Detalhe: o rombo pode passar de 19 bilhões de reais, superando os números da Lava-Jato. Está claro que políticos passam e as corporações desonestas permanecem ativas para subornar substitutos. Em relação ao esquema que, segundo a PF, atuava na Receita, a mídia já começa a divulgar nomes de funcionários e conselheiros. Ok, devem ser divulgados mesmo. Mas e os beneficiários? Os empresários que alimentavam a quadrilha em troca de deixar de pagar bilhões ao Fisco? Combater apenas um lado da corrupção é como contar a ponta do rabo de uma cobra e deixar a cabeça. Ela vai sobreviver, como mostra a "tradição" brasileira, para atuar novamente. 
Veríssimo publica hoje, no Globo, um crônica onde começa falando de Rock Hudson e termina acertando a cabeça da cobra: "No Brasil, há mitos ruindo por todos os lados, incluindo alguns que o  PT criou sobre si mesmo. O mito neoliberal da competição como tônico de um mercado livre e autorregulável só sobrevive porque seus pregadores desdenham do óbvio. O que estamos vendo nessa meleca toda, empreiteiras formando carteis para participar de licitações combinadas e comprando favores e contratos de corruptos com propinas milionárias, se não uma espécie de apoteose feérica do capitalismo de compadres em ação. O compadrio odeia a competição. Talvez na próxima passeata, uma das faixas possa aludir a isso".   

7 comentários:

Corrêa disse...

Grande Veríssiom, lucidez e opiniões honestas na contramão da atrasada e corrupta direita brasileira.

Isabela disse...

Pessoas lúcidas ainda me fazem ter esperança no Brasil

J.A.Barros disse...

Acho que o jornal O Globo ou a Folha de São Paulo revela alguns nomes de sonegadores fiscais como o Banco Safra, as empresas Jorge Gerdau, Otacílio Cartaxo e outros. A grande corrupção na Petrobras – vamos reconhecer e sermos honestos com a gente mesmo – a grande corrupção jamais vista em governos brasileiros estava nas mãos do PT, que eu saiba nunca foi da direita corrupta como afirma o senhor Corrêa, com dois erres e acento circunflexo no e. Pelo menos todos o diretores que entregaram a corrupção na Petrobras foram nomeados por políticos do PT conforme assinalou o diretor Paulo Roberto Costa e alguns pelo um dos homens mais inteligentes deste país – assim eu o considero – e que foi um dos fundadores do PT, o senhor José Dirceu. E não me consta que o histórico deste senhor o coloca na "corrupta direita brasileira ". Acho que o senhor precisa fazer uma revisão nos seus conceitos do que seja "direita corrupta brasileira "e esquerda corrupta brasileira.
Será que o "mensalão "foi criado pela "corrupta direita brasileira"?
O senhor se lembra de alguma vez, em anos passados, de que algum diretor de estatal ou mesmo um político de qualquer partido tenha recebido 29 milhões de dólares em uma conta em seu nome em um Banco da Suiça?

J.A.Barros disse...

Eu li esse artigo do senhor Veríssimo e realmente é brilhante, além de gozador. Para quem foi um dia Lulista como ele e defendia em seus artigos a nova era que surgia com o PT, acho que foi meio tímido na clareza deixando nas entrelinhas o ataque maior ao partido que vem dominando o país. Talvez para não expor o seu amigo Lula. Afinal, amigos são para esses momentos.

Corrêa disse...

Veríssimo deixou a direita doidinha

Corrêa disse...

Veríssimo deixou a direita doidinha

J.A.Barros disse...

Acho que alguns não souberam ler o texto do Veríssimo.