domingo, 29 de março de 2015

Recortes da memória: 'sabe de nada, inocente'. No dia 30 de março de 1964, a crise estava nas ruas e o bloco dos desligados também...

No dia 30 de março, às vésperas das tropas do general Mourão Filho botarem o bloco na estrada Juiz de Fora-Rio, João Goulart agradecia a "colaboração" das Forças Armadas. Era assunto no JB daquele dia.

Já o experiente Carlos Castello Branco escrevia no JB que o esquema militar anti-Goulart desabara. Mal sabia o colunista que um xará seu de triste memória estava a caminho para inaugurar a ditadura. Goulart deve ter sido enganado pelos seus assessores e o jornalista pelas suas fontes.

A imprensa francesa admitia não entender nada do que estava acontecendo mas desconfiava que alguma coisa ia acontecer. A noticia estava na edição do JB de 30 de março de 1964. 
No Globo de hoje, 29 de março de 2015, Fernando Gabeira também diz, na sua coluna, que "algo vai acontecer". 

E Gabeira acrescenta que os protagonistas não são conhecidos, mas já se sabe "quem será atropelado". Melhor torcer para que o colunista esteja errado. Como nos dois primeiros exemplos no alto da página, há 51 anos.

4 comentários:

Fran disse...

O golpe em andamento não é militar mas será juridico como em Honduras, Paraguai e Ucrania. É a nova regra.

Corrêa disse...

Metido a saber tudo também dança

Alex disse...

Hoje é 31 de março dia daqueles que têm problemas sexuais lamberem botas de milicos.

BG disse...

Igual hoje é jornais cheio de mentira e notícia errada