segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Pão com ovo, patrimônio imaterial do jornalismo, muda de nome e de receita pra ficar mais caro. Corta essa!



por Omelete
Inflacionou. A coluna Gente Boa, do Globo, noticiou no último domingo a cotação da uma iguaria com a qual este blog tem afinidade histórica. Enquanto o petróleo desce, o pão com ovo sobe. Está "gourmetizado". Assim como "enochatos", existem os "gourmetchatos": um descreve vinho como "alma de folha de outono revestido de caramelo'; outro inventa de fazer pão com ovo com "pão de campanha", um tipo de pão rústico italiano. E o ovo é mexido, nada a ver. Tudo brega, deve ser receita de Miami. Pra ficar no clima, estão viajando na maionese. Não passarão. Pão com ovo - sendo o pão, o francês de crosta dourada e miolo branco e o ovo, frito, com o cozimento da gema entre mole e duro para não emporcalhar a beca domingueira do freguês -, é patrimônio imaterial do jornalismo, chegou ao Brasil no fim do século 19, é servido nos melhores botequins cariocas e era oferecido nas melhores redações de antigamente.
Para conhecer a história do pão com ovo que deu nome a este despretensioso blog - que Carlos Heitor Cony chamou de "panis cum ovum" - leia o texto "O poder do pão com ovo", de Roberto Muggiati, ex-diretor da Manchete, no campo direito deste sítio, rolando a página. 

4 comentários:

J.A.Barros disse...

O Pão com Ovo nas redações sempre existira enquanto no Brasil existir Imprensa e Liberdade de Imprensa, apesar do PT, desde a eleição do Lula que quer acabar com ela a Imprensa.
Como o povo saberia dos mensalões, a corrupção da Petrobras, dos aloprados e dos milhões do José Dirceu. Isso tudo é mentira da Imprensa?

Correa disse...

Que que isso tem a ver com ovo? Tá maluco?

Núbia disse...

Os preços de restaurantes do Rio de Janeiro são absurdos. Os donos dos restaurantes miram nos turistas, não quer dizer que devam explorar os visitantes, e acetam nos cariocas, tem suco de fruta de 18 reais, porção de seis pastéis a 45 reais, o que justifica isso, só roubo, assalto a mão desarmada

J.A.Barros disse...

Tudo tem a ver com o Ovo meu caro Correa. Não existe a eterna dúvida do homem de quem nasceu primeiro se foi o Ovo ou a Galinha?
O dia em que o homem descobrir quem nasceu primeiro ele irá se descobrir a si mesmo e todo o mistério da vida lhe será revelado.