quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Avião-telão interativo.... deu no site Buzz Feed





É coisa pra dez anos. Mas os projetistas britânicos do Centre for Processo Innovation, segundo o Buzz Feed, já estão trabalhando para eliminar as janelas dos aviões. Explica-se: a fuselagem ao lado das poltronas receberá um telão de alta definição que captará imagens panorâmicas de uma bateria de câmeras instaladas no exterior do avião. O telão funcionará também como canal de entretenimento e de acesso à internet. A retirada das janelas, segundos os técnicos, reduzirá o peso da aeronave, o custo do combustível e, em consequência, o preço da passagem. Essas são as vantagens. Agora vamos às desvantagens...
- Se o avião cair, você verá o chão se aproximar ao vivo e em cores.
- Os telões, com certeza, exibirão publicidade. Você vai ter que aturar.
- Turbulências e raios também serão transmitidos ao vivo.
- Todo mundo vai ver sua mensagens quando você acessar seu email. Sem falar no pop up do site erótico que você viu antes de sair de casa.
- O passageiro ao lado vai exibir fotos da família ou do churrascão com amigos no fim de semana.
- Vai ser um tal de "oi, mãe" entrando no skype...
- E da galera atualizando o Face...
- Sem falar no site gospel...
- E nas fotos selfie compartilhadas
- Melhor ir de ônibus. Ou naquela companhia low price só com aviões velhos...

Vai dar praia... mas só para o foguete... sujou!

Foto Nasa
Nesse ponto, os States deveria se curvar ante o Brasil. Lá no terreiro do Tio Sam, praias podem ser privadas. Em Malibu, são até "quintais" de muitas mansões. Aqui no Brasil, a legislação define as praias como áreas públicas. O que não impede que uns folgados façam tentativas de privatizar e fechar acessos. Há exemplos de tentativas - algumas até bem-sucedidas enqunto a população não denuncia e a fiscalização não atua - de fechar praias. Aqui no Rio foi feito um clube privê que durou pouco mas foi enquanto isso pressionado e denunciado por moradores. É o que chama atenção nessa foto da Nasa divulgada ontem e que mostra o local de lançamento de um foguete que explodiu na plataforma quando decolou rumo à estação espacial. A base de lançamento fica na Wallops, uma das várias ilhas que se estendem na costa da Virgínia. Algumas dessas ilhas são destino turístico. A Wallops, contudo, já está perdida para a democracia, desde que na Guerra Fria, a marinha dos Estados Unidos passou a usá-la como local para testes de bombardeios aéreos. O campo de provas já não existe mas uma ponta da Wallops foi ocupada pela Nasa que montou no local uma base de lançamentos para a empresa privada Orbital Sciences Corporation para quem a agência que levou o homem à Lua terceirizou foguetes desde que aposentou os ônibus espaciais. Foi um foguete da Orbtial, o Antares, que explodiu ontem.na praia, hoje poluída por instalações de material tóxico, e que já não é do povo. Nem da natureza.
Ao norte das Wallops, a Ilha de Chincoteague ainda está preservada. Foto; Reprodução

Parte da Wallops é uma reserva. Ecologistas denunciam que instalações industriais nas proximidades são uma ameaça. Foto; Reprodução.

Depois do logo, a FIFA divulga os cartazes da Copa do Mundo da Rússia, 2018

Copa do Mundo, na Rússia, 2018: jogos em 11 cidades. 
por BQVManchete
Assim como na Copa do Mundo, no Brasil, que teve 12 sedes, a FIFA reviu seus conceitos e aceitou 11 sedes para a Copa da Rússia. Ambos são países continentais e é justo levar o Mundia ao máximo de regiões possíveis. Se a Copa fosse no Principado de Mônaco poderia ser em um único estádio como o antigo (só os mais velhos vão lembrar) Torneio Início do Campeonato Carioca, com todos os times jogando no mesmo dia no Maracanã em partidos com duração especial. A mídia brasileira criticou o fato de o Brasil montar 12 sedes. Com o enorme sucesso da Copa 2014,  os críticos quebraram a cara e o modelo será repetido em 2018.  Depois do logotipo, mostrado em post abaixo, a exibe os cartazes da Rússia.










quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Deu no IG: Sarney Bolado usa adesivo de Dilma e vota em Aécio. Tudo a ver. Veja o video

Deu no IG. Um vídeo da TV Amapá mostra que Sarney teclou o 4 e 5 na urna eletrônica, números de Aécio. O detalhe é que o "marimbondo de fogo" estava usando adesivos da Dilma. Vai ver, ligou em seguida para a presidente e mandou um agá 171: "Dilma, acabei de cravar em você, sem duplo sentido, não há de quê" . Clique AQUI e veja o video

Mulher caminha nas ruas e leve 100 cantadas. Um vídeo mostra o assédio

A atriz Shoshana Roberts participou de um teste nas ruas de Nova York: durante dez horas ela andou pela cidade contabilizando e, com a ajuda de um amigo, gravando em vídeo, as cantadas que recebeu. O "documentário" faz parte de uma campanha contra o assédio a mulheres, um problema generalizado. Shoshana vestia uma calça jeans e uma camiseta, nada muito chamativo. Ela faz questão de dizer que não julga nada, não rotula nada, apenas que mostrar, sem comentários, o que acontece com um mulher que anda sozinha nas ruas. Durante a caminhada, foram mais de 100 cantadas. "Linda", "sexy", "Deus te abençoe", "você não quer falar? Porque eu sou feio? Nós não podemos ser amigos, nada? Você não fala?", foram algumas das frases que ela ouviu.
Veja o video, clique AQUI


Falsidade jornalística?

Na capa da People, a atriz Katie Holmes finalmente conta sua história. É o que a revista promete. O caso envolve atitudes nada respeitáveis. Katie resolveu falar do fim do casamento com Tom Cruise, sobre a filha, Suri, sobre sua carreira abalada etc, apenas porque está lançando um filme, "Miss Meadows", e, nessa hora, privacidade pra que? É o que comentam leitores da revista nas redes sociais, que alegam que a People nem entrega o que promete na capa e que Katie Holmes dá entrevistas geralmente chatas.

Enquanto no Brasil a Bolsa oscila e os otários perdem dinheiro para os especuladores, em Nova York o buraco é mais em cima: segundo o Money News, vem tempestade aí

Segundo um gerente de fundo hedge (Mark Spitznagel) ouvido pelo Money News, uma queda de 50% na Bolsa de NY é só uma questão de tempo. "Não temos o direito de ser surpreendidos por uma quebra da bolsa grave e iminente", explica ele. "Na verdade, nós devemos esperar por isso." Spitznagel não está sozinho. "Estamos em uma bolha de ativos financeiros gigantesca", alerta um consultor suíço e gestor de fundos (Marc Faber), que avisa: "E pode estourar a qualquer momento." Outro investidor admite a bolha em formação mas alivia e diz que há setores do mercado que ainda terão um bom desempenho. Depois da crise de 2008, da qual o mundo ainda não saiu, alguns países tentaram regular o mercado financeiro. Não conseguiram, claro, as poderosas forças neoliberais, a favor da liberdade total, mesmo que isso implique em destruir economias, com repercussões em emprego, verbas sociais, segurança etc, não permitiram. E aí o filme pode passar de novo. Já está em fase de produção.


Logo da Copa do Mundo da FIFA na Rússia-2018: um barbeador, uma caveira, um ovo Fabergé?

por BQVManchete
A FIFA mostrou, finalmente, o logo da Copa do Mundo de 2018. Astronautas russos exibiram o símbolo para 2018 diretamente da Estação Espacial Internacional. A inspiração vem de uma tradição da Rússia imperial, os ovos Fabergé, com suas cores vermelha, branca, azul e dourada. Quem frequenta este blog já leu sobre a polêmica em torno de simbolo semelhante, o da Copa no Brasil. Entre outras interpretações, ganhou força a de que representava Chico Xavier em pleno ato de psicografar. Com o logo da Rússia, acontece o mesmo: há quem diga que parece um barbeador, uma caveira meio inclinada, um máscara de super heroi mexicano com o super homem voando (na parte de baixo do logo), um goleiro tomando um frangaço (em cima, no lado direito). Até 2018, a imaginação é livre.

E a Bolsa?

Caiu na segunda-feira, foi um auê, jornais manchetearam, otários venderam ações e esperto compraram. A Bolsa foi lá embaixo. O motivo era a vitória de Dilma. Ontem, a Bolsa subiu, embora a mesma Dilma esteja no Planalto, os espertos venderam, embolsaram o lucro. Especulação 100 X 0 "bovinos" da Bolsa.
A propósito do assunto, leia o artigo abaixo publicado na Carta Maior

CLIQUE AQUI

Globo News: nunca desliga... do preconceito?

Nos últimos meses, a Globo News parece estar em campanha para se tornar uma espécie de porta-voz do preconceito. Depois de um jornalista da emissora chamar o Nordeste de "aquela bosta"; e de defender e justificar a torcedora racista do Grêmio, mais um jornalista da emissora lança no ar todo sua hidrofobia ao definir o Nordeste como "bovino" e desqualificar os votos da região nas últimas eleições. Um detalhe que o contratado do canal ignora: Dilma teve cerca de 20 milhões de votos no Nordeste e mais de 19 milhões de votos no Sudeste. E FHC foi muito bem votado no Nordeste nas duas vezes em que concorreu à Presidência e, naquela ocasião, seus eleitores não foram chamados de "bovinos".

O que realmente explica a vitória do PT no Nordeste

por Maurício Ângelo
Novamente, após a vitória da presidenta Dilma Rousseff pela reeleição com 3,5 milhões de votos a mais que o adversário, Aécio Neves, a xenofobia e o ódio gratuito contra o Nordeste, decisivo no pleito com mais de 70% dos votos para Dilma, voltou a aparecer nas redes sociais.

Velhas ideias elitistas de separação “norte” e “sul” e “uso político” do Bolsa Família – apesar de São Paulo ser o segundo estado que mais recebe recursos do Bolsa Família (atrás somente da Bahia) e ter se mostrado reduto absoluto do PSDB, diga-se – ecoaram. Não somos um país dividido, mas um mosaico, como mostra o gráfico das eleições presidenciais nos municípios, abaixo. Dilma também venceu em Minas Gerais, superando Aécio Neves em sua própria “casa” – uma resposta contundente do povo de MG ao seu ex-governador e atual senador – além de vencer no Rio de Janeiro e alcançar votações muito próximas no Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
Mas o que realmente explica a massiva votação que o PT recebe do Nordeste nas últimas 4 disputas pela presidência? O Bolsa Família – programa em que 76% das pessoas que recebem trabalham com carteira formal e mais de 1,6 milhão de famílias já abriram mão espontaneamente do benefício – decifra sozinho esse “fenômeno”? Seria a popularidade absurda de Lula, um pernambucano?


Os dados e fatos abaixo compilados por mim em reportagens diversas dos últimos 4 anos mostram o quanto o estado se desenvolveu absurdamente na economia, na educação, na saúde, nos investimentos que atrai, na força do seu mercado, na inclusão social e mudança da pirâmide de renda.

O quanto o governo do PT (2003-2014) transformou a região muito, mas muito além do Bolsa Família, beneficiando todos os extratos da população nordestina e colocando no mapa uma região historicamente negligenciada.
É claro que o Nordeste ainda tem muito para avançar, no controle da violência, nos indicadores sociais e econômicos e cresce acima da média brasileira justamente porque passou tanto tempo esquecido e tem tanto para melhorar. Responsabilidade compartilhada entre a União, estados e municípios.

O mérito inegável do Partido dos Trabalhadores, que uma parcela felizmente minúscula da população, repleta de ódio e estupidez, prefere ignorar, é colocar a região de volta no caminho de protagonista do Brasil.

  EMPREGO, RENDA, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Em 2002, 4,8 milhões de nordestinos tinham emprego formal. No final do ano passado, eram 8,9 milhões.
Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), entre 2001 e 2012, o nordestino teve o maior ganho de renda entre todas as regiões, o que fez com a participação da base da pirâmide social caísse 66% para 45% –ou seja, mais de 20 milhões de pessoas deixaram a pobreza.
Com mais de um quarto da população brasileira, a classe média no Nordeste foi engrossada em 20 pontos percentuais na última década, alcançando 42% dos habitantes.
A classe A também ganhou agregados e saltou de 5% para 9% desde 2002.
O poder de compra dos nordestinos já chega quase a 450 bilhões de reais, valor que corresponde à economia de países como Peru e República Checa.
O programa de cisternas levou mais de 1 milhão de reservatórios de água para pessoas carentes.
O Luz Para Todos beneficiou mais de 7 milhões de pessoas somente no Nordeste, com mais de R$6 bilhões de investimento na região.
Na última década, entre 2003 e 2013, o Nordeste cresceu mais do que a média nacional, com avanço de 4,1% ao ano, enquanto o país ficou na marca de 3,3%. Números divulgados pelo Banco Central (BC) apontam que a região responde por 13,8% da economia nacional.
Isso representa um crescimento de 41% em 10 anos, ante 33% da média nacional.
Em 2012, por exemplo, a economia local cresceu o triplo da brasileira.
Segundo cálculos do Banco Central, a economia nordestina cresceu 2,55% no segundo trimestre de 2014, na comparação com o primeiro, que já havia mostrado expansão de 2,12%.São taxas sem paralelo no restante do país. Nenhuma das demais regiões obteve dois trimestres consecutivos de alta, e as taxas, mesmo quando positivas, foram bem mais modestas. Pela medição do IBGE, a economia do Brasil encolheu 0,2% de janeiro a março e 0,6% de abril a junho.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste crescerá 2,6% em 2014, muito acima da média nacional.
O Nordeste criou 1,04 milhão de postos de trabalho no primeiro trimestre de 2014, o que representa quase 60% do total de vagas abertas em todo o Brasil, segundo dados do IBGE.
Além de ter apresentado o maior resultado em termos de geração de vagas no primeiro trimestre de 2014, a formalização na região também é forte e tem colaborado para a intenção de consumo se manter em níveis elevados, avaliou Bentes. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram alta de 2,2% no emprego formal no Brasil em 12 meses até abril. No Nordeste, o avanço é de 3,3%, com destaque para o comércio e os serviços.
Levantamento da Firjan aponta que, na última década, 97,8% dos municípios nordestinos apresentaram crescimento do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal).
 EDUCAÇÃO E SAÚDE
 Em 2000, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Nordeste tinha 413.709 universitários. Em 2012, esse número saltou para 1.434.825. Com isso, a região ultrapassou o Sul e passou a segunda com maior número de estudantes do ensino superior –20% do total–, atrás apenas do Sudeste.
Nos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, 18 universidades federais foram abertas –sete delas no Nordeste, todas fora das capitais.
A região tem conseguido fazer subir o número de pessoas com 18 anos ou mais nas universidades. Formados, eles passarão a ganhar 15,7% a mais por ano de estudo, segundo o Data Popular.
O SUS [Sistema Único de Saúde] está presente em todos os municípios nordestinos, principalmente com suas equipes de PSF [Programa de Saúde da Família], e o ensino fundamental é praticamente universalizado.
 BOLSA FAMÍLIA
 Em 2013, o Bolsa Família deve repassar 25 bilhões de reais para mais de 13,8 milhões de famílias, metade delas no Nordeste. Na região, quatro em cada dez famílias recebem o benefício social, com valor médio de 152 reais por mês.
De acordo com estudo recentemente divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Bolsa Família tem efeito multiplicador de R$ 2,40 sobre o consumo final das famílias, por isso setores como comércio e serviços – formado no Nordeste, principalmente por pequenos negócios -, que atendem esse consumidor final, são os mais beneficiados. Além disso, o levantamento mostra que cada real investido no programa gera um retorno de R$ 1,78 para a economia.
 AGRICULTURA
 Até 2022, segundo projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil plantará cerca de 70 milhões de hectares de lavouras e a expansão da agricultura continuará ocorrendo no bioma Cerrado. Somente a região que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia terá, nesse mesmo período, o total de 10 milhões de hectares, o que representará 16,4% da área plantada e deverá produzir entre 18 a 24 milhões de toneladas de grãos, um aumento médio de 27,8%. Estamos falando do Matopiba, região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade.
O Matopiba é peça-chave para o desenvolvimento da agricultura e para a segurança alimentar do País. “O investimento na produção sustentável na região do Matopiba será fator de segurança alimentar para o Nordeste, assolado por secas que matam as plantas de sede e os animais de fome”, apontou o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, que prevê com o crescimento do agronegócio um valioso desenvolvimento social para a região.
A agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira: 84 % da mandioca, 67% do feijão; 54 % do leite; 49 % do milho, 40 % de aves e ovos e 58 % de suínos. No Nordeste a agricultura familiar é responsável por 82,9 % da ocupação de mão de obra no campo.

TECNOLOGIA

 O Porto Digital, em Recife (PE), já perdura por mais de uma década gerando cerca de 6 mil empregos em quatro centros de pesquisa de tecnologia, quatro multinacionais, além das startups que também estão sediadas ou possuem escritórios no parque. Foram aproximadamente R$ 90 milhões investidos na reforma da zona portuária da capital.
De acordo com um estudo feito em 2010, o Porto Digital fatura quase R$ 900 milhões por ano, engloba quase 500 empreendedores em seu parque e paga salários acima de R$ 2,5 mil. A maior parte de sua mão de obra possui ensino superior e pelo menos um segundo idioma. Atualmente, o Porto Digital se caracteriza por oferecer alta taxa de empregos ao público jovem: 35% dos trabalhadores de lá têm entre 17 e 25 anos.
Na maior parte, as empresas que estão instaladas no parque são voltadas para o desenvolvimento de software para gestão empresarial, soluções para o mercado financeiro e para a área de saúde, mas também há startups que desenvolvem games, sites e intranets empresariais e ainda controle de trânsito e mecanismos de segurança patrimonial.
Grandes empresas como Microsoft, IBM, Samsung e Motorola possuem bases instaladas no parque, sendo que a Motorola mantém o único centro de verificação e integração de teste de software para celulares da marca no mundo – um investimento de US$ 20 milhões da fabricante estadunidense.
No parque, a maior parte das companhias atua na oferta de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – são 147 empresas neste setor, das pouco mais de 200 que têm base no pólo. 89% das empresas no Porto Digital são matrizes. Campina Grande, na Paraíba, é um dos 74 pólos tecnológicos do país, mapeados pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anproteca). Concilia todos os predicados necessários: uma centena de empresas de TI, mil empregos gerados e o maior número proporcional de PhDs do Brasil – 600.
Nos últimos anos, o setor alavancou para 43 países as exportações de software e hardware, que vão de bancos de dados de alta complexidade às mais simples recicladoras de cartuchos. Entre seus clientes estão nomes como HP, Nokia, Petrobras e Interpol, a polícia internacional para o crime organizado.
Ao menos 250 novas mentes aportam todos os anos para preencher as vagas de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nos próximos cinco anos, um contingente de quase mil cérebros inundará o mercado local de tecnologia da informação (TI).

CONSUMO E CRÉDITO

 Pesquisa do Data Popular, citada pela EXAME, aponta que o potencial de vendas no Nordeste, durante os próximos 12 meses, soma 1,2 milhão de imóveis, 1,6 milhão de carros e 1 milhão de motos. O levantamento ainda indicou que os nordestinos estão cada vez mais sofisticados. A região concentra a maior intenção de compra do país em itens como notebooks, smartphones e tablets.
Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 7,4% na média do Brasil quando se compara junho deste ano com igual mês de 2013. Nesta mesma base, a ICF cresceu 4,3% no Nordeste, para 135 pontos, o nível mais alto entre as regiões e o único resultado ainda crescente.
O Nordeste foi a região em que as operações de crédito das empresas mais cresceram entre 2007 e 2011. Dados do Banco Central apontam que, enquanto que no Brasil foi registrado um aumento de 126%, chegando a R$ 1,044 trilhão, as empresas nordestinas responderam por uma expansão de 200%, somando R$ 121 bilhões.
No que se refere ao pequeno varejo e atacado, o Nordeste detém 27% do número de lojas do Brasil, concentradas na Bahia, Pernambuco e Ceará, que juntas somam 69% do faturamento da região.
Salvador ocupa a quinta posição do ranking de Potencial de Consumo, IPC MAPS 2011, ficando atrás de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, com R$ 38 bilhões de potencial de consumo.
A indústria de bebidas também está aquecida na região, onde o consumo de cerveja cresceu 10,2% desde 2010, ante 4,9% no resto do país.

 INVESTIMENTO, MERCADO E INFRAESTRUTURA 

A transposição do Rio São Francisco está 63% concluída, empregando 11.500 pessoas e beneficiará 390 municípios em quatro estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte em 470km de canais.
Dezenas de empresas já estão realizando ou realizam investimentos significativos na região, com instalação de novas fábricas, polos de desenvolvimento e novos projetos.
Em Goiana, a 60 quilômetros de Recife, no norte de Pernambuco, um novo polo farmacoquímico deve ser concluído até 2016. Numa área de 287 hectares, estão sendo instaladas 11 empresas de remédios e biotecnologia — um investimento total de 1 bilhão de reais que criará 1443 novos empregos.
Entre as companhias que vão desembarcar na região estão Hemobrás, Normix, Vita Derm, Hair Fly, Rishon, Brasbioquímica, Luft Logistics, White Martins, Quantas Biotecnologia, Biologicus e Multisaúde.
No início do ano, a Ambev inaugurou uma nova fábrica na mesma cidade, um investimento de 725 milhões de reais que gerou 1 000 empregos.
Na Bahia, a Heineken amplia a operação da fábrica de Feira de Santana, enquanto o  Grupo Petrópolis, fabricante das cervejas Itaipava e Petra, abriu em novembro sua primeira fábrica nordestina em Alagoinhas e uma segunda fábrica em Itapissuma (PE). A empresa já está contratando para os 600 postos que serão criados.
Um dos segmentos mais favorecidos pelo aumento de renda no Nordeste foi a indústria de alimentos e bebidas, o que tem atraído empresas como Nissin Ajinomoto, Mondelez, Natto e Companhia Brasileira de Sorvetes. Só em Pernambuco, 22 grandes fabricantes desembarcaram nos últimos seis anos.
E oito novas fábricas ficarão prontas até o ano que vem — uminvestimento total estimado em 2,8 bilhões de reais, com a geração de mais de 6 500 empregos diretos. A pernambucana GL Empreendimentos — de massas e biscoitos — inaugura em julho sua nova indústria de alimentos, um investimento de 143 milhões de reais.
Com grande potencial de ventos, o Nordeste é o principal centro da produção de energia eólica no Brasil. Apesar de nova, essa é a fonte de energia que mais cresce no país. “Os investimentos só começaram há cerca de quatro anos, mas já cresceram 1 500%”, afirma Elbia Melo, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). A região é responsável por 78,3% da capacidade de geração de energia eólica no Brasil, com 132 parques considerados aptos, em operação ou em testes. Além deles, 58 parques eólicos estão em construção e outros 263 já foram contratados nos leilões energéticos. A previsão é que a energia eólica gere 80 000 postos de trabalho em toda a sua cadeia produtiva só no Nordeste.
No ano passado, Camaçari recebeu a fábrica da gigante chinesa  JAC Motors, um investimento de 900 milhões de reais que permitiu a geração de 3 500 empregos diretos e 10 000 indiretos.
A indústria automotiva decolou no Nordeste com o anúncio da instalação da fábrica da Fiat em Pernambuco, há três anos. Para garantir a produção de 40% da demanda de peças e componentes da montadora, está sendo criado o Parque de Fornecedores no Polo Automotivo de Goiana, na região metropolitana de Recife.
São 16 empresas — globais e nacionais — que ocuparão 12 edifícios nos quais serão produzidas 17 linhas de componentes. Em uma área construída de 270 000 metros quadrados, o Parque de Fornecedores ficará junto à fábrica da multinacional italiana, em um modelo integrado de produção.
Ao todo, o Polo Automotivo vai gerar 8 000 empregos diretos até o fim de 2015. Cerca de 4 000 dessas vagas serão criadas apenas nas fornecedoras de autopeças, que reúnem empresas como Magneti Marelli/Faurecia, Lear, Adler e Pirelli. A Fiat, por sua vez, vai contratar 600 profissionais de nível superior ainda neste ano.
Estimativas que apontam investimentos na casa de R$ 6 bilhões no segmento de hotelaria e turismo para a região. O FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), administrado pelo BNB (Banco do Nordeste do Brasil) programou investimento de mais de R$ 500 milhões à edificação de novos estabelecimentos do setor hoteleiro.
A cadeia produtiva do petróleo também está aquecida no Nordeste, e a indústria naval é uma das que mais têm contratado. Com investimentos simultâneos ocorrendo em diversos estados, o setor deverá gerar cerca de 15 000 empregos diretos na região, com boas oportunidades para engenheiros navais, cujos salários estão cotados entre 5 000 e 14 000 reais.
O grande símbolo do deslocamento da indústria naval do Sudeste para o Nordeste é o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), sediado no Complexo de Suape, em Pernambuco, desde 2008 e com uma carteira de investimentos de 8,1 bilhões de dólares. O estaleiro conta com 6 200 empregados e deve chegar a 7 000 até o fim deste ano.
O Porto de Suape, que teve um aporte de R$ 1,2 bilhão em investimentos, cresceu 26% em 2012 e empregou 60 mil pessoas.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

CEEBE INFORMA: A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO, EX-FUNCIONÁRIOS DA BLOCH (LETRA J) COMEÇAM A RECEBER PARCELAS DE CORREÇÃO MONETÁRIA DAS INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS

A Comissão dos Ex-Empregados da Bloch Editores (CEEBE), através de José Carlos Jesus, comunica:

A PARTIR DE QUARTA-FEIRA, DIA 29 DE OUTUBRO, ESTARÃO DISPONÍVEIS NAS AGÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL OS PAGAMENTOS DE MAIS UMA PARCELA DA CORREÇÃO MONETÁRIA DOS VALORES REFERENTES AOS DIREITOS TRABALHISTAS DOS EX-FUNCIONÁRIOS DA BLOCH (CREDORES DA MASSA FALIDA)  CUJOS NOMES COMEÇAM COM A
LETRA J 

Os que fazem parte desse grupo de letras já podem procurar as agências do Banco do Brasil munidos de CPF e Carteira de Identidade. É importante que ao chegar à agência informem claramente que ali estão para ‘receber um Mandado de Pagamento da Massa Falida da Bloch Editores’. Isso ajudará a direcionar a solicitação. Se, por acaso, surgir algum obstáculo, o credor deverá ir ao 4° andar do Fórum (Av. Erasmo Braga, 115, Centro, Rio de Janeiro, RJ) e dirigir-se à agência local do Banco do Brasil, que faz a coordenação geral da operação e orienta sobre os procedimentos.
Os demais ex-empregados da Bloch cujos nomes se iniciam pelas letras a partir de K receberão suas atualizações monetárias na medida em que o Cartório for liberando os Mandados dos grupos subsequentes, sempre em ordem alfabética. Os pagamentos estão sendo realizados por ordem da Exma. Sra. Dra. Juíza Titular da 5ª Vara Empresarial da Capital, Maria da Penha Nobre Mauro, aos ex-empregados da Bloch Editores habilitados como principais credores da Massa Falida da empresa. Vale ressaltar, mais uma vez, a determinação da juíza para a liberação de mais este rateio.
A expectativa e a confiança de todos é que essa etapa seja concluída até o fim da primeira semana de novembro”. 






PRÓXIMA ASSEMBLÉIA: SEXTA-FEIRA,  31 DE OUTUBRO
Aviso aos colegas da extinta Bloch Editores: a próxima assembléia dos ex-funcionários acontecerá no dia 31 de outubro, sexta-feira, às 11h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Rua Evaristo da Veiga, 16, 17° andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Missa para Alberto Carvalho - Aos amigos da Manchete: amanhã, quarta-feira, 29 de outubro, 9h da manhã, Missa de 30° Dia em homenagem ao nosso colega

A família de Alberto Carvalho convida os amigos a relembrar o saudoso colega da extinta Manchete, amanhã, quarta-feira, dia 29, às 9h da manhã, na Missa de 30° Dia que acontecerá na Igreja da Irmandade do Divino Espírito Santo - Rua Estácio de Sá, 167.  Essa igreja fica bem próxima à estação Metrô Estácio (veja indicação abaixo).   

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Marcela Temer: reapareceu a vice-primeira-dama...

Marcela Temer em detalhe
da foto de Cadu Gomes/Dilma 13, ontem, em Brasília.

Foto Cadu Gomes/Dilma 13
Marcela Temer, em janeiro de 2011, na posse de Dilma. Ela liderou os trends topics durante e depois da cerimônia. Reprodução Internet
Na capa da TPM, em fevereiro de  2011, uma das suas raras entrevistas.

por Omelete
Ela é discreta, evita aparecer e dar entrevistas. Ontem, no primeiro pronunciamento de Dilma, em Brasília, após a confirmação da vitória, Marcela Temer, a vice-primeira-dama, mulher de Michel Temer, reapareceu. Ao seu estilo, posicionou-se na segunda linha do palanque. Mas tem data para voltar à cena; em 2 de janeiro, na posse dos reeleitos, vai subir a rampa ao lado do vice-presidente.


As celebridades atrapalharam...

Hora de chorar as mágoas. Marqueteiro da pré-campanha de Aécio, o antropólogo Renato Pereira aponta, em entrevista à Folha, alguns erros da campanha.Um deles, que o PSDB não investiu em uma agenda da vida real. E cita o uso, que ele diz 'antiquado', de celebridades que supostamente influenciam as pessoas, em sucessivos depoimentos no horário eleitoral e na mídia. Pereira compara: enquanto os comerciais de Dilma apontavam para compromissos dela com o eleitor, os principais comerciais de Aécio, na última semana, tinham Neymar e Romário. Renato Pereira, que comandou a campanha do vitorioso Pezão para governador do Rio, apontou na entrevista outras falhas de Aécio. Chamar Dilma de "leviana" foi uma delas. A ofensa foi multiplicada na rede social especialmente por mulheres.

A desqualificação preconceituosa do conceito democrático de "cada pessoa, um voto"

Paulo Pinto-Fotos Públicas
As demonstrações de ódio e preconceito na avaliação dos votos nos estados não chegam a causar surpresa. Quando Collor foi bombado pela mídia, a todo custo, como se sabe, e eleito com boa votação no Nordeste e expressivo apoio no Sudeste e no Sul, nenhuma voz contestou os votos lá de cima. As análises, ontem à noite, foram um rosário de preconceitos e de, aparentemente, vontade de que o Brasil providencie um tipo de apartheid eleitoral que evite a ousadia, imagine, de o Nordeste atrapalhar os planos dos conservadores. É um desrespeito aos eleitores de todo o Brasil. Os analistas usavam para embasar seu argumentos os percentuais. Evitavam nessas análises apontar os números absolutos. Por exemplo, no Paraná, alardeavam que Aécio teve um percentual de 61% dos votos e Dilma, 39%. Impressiona a diferença, não? Mas confira o número de votos no mesmo estado; Aécio, 3.769.054; Dilma, 2.409.677. Ou seja, quase 2 milhões e meio de nordestinos embarcaram em um pau-de-arara e foram poluir os votos dos paranaenses. Ou será que os milhões de paranaenses são paranaenses mesmo e acharam que Dilma é melhor opção do que Aécio? Vamos para Santa Catarina: quase 1 milhão e meio cravaram Dilma. Rio Grande do Sul, quase 3 milhões de nordestinos "infiltrados" votaram em Dilma. Minas, quase 6 milhões foram no 13; Rio, cerca de 4 milhões e meio (Aécio teve pouco mais de 3 milhões e 600; Espirito Santo, Aécio teve 1 milhão, Dilma perto disso, 912 mil. E, o mais absurdo, 8 milhões e meio de paulistas, com duas décadas de tucanos nas costas, fizeram a besteira de votar em Dilma. Bom, talvez tenham sido os porteiros, pedreiros e garçons importados do Nordeste. Vamos desconsiderar. Veja agora, a contrapartida: Aécio recebeu quase 1 milhão e meio de votos em Pernambuco. De acordo com o raciocínio dos analistas na TV ontem, provavelmente foram paranaenses que se mandaram para o sertão pernambucano apenas para votar em Aécio. Mesma coisa na Bahia onde Aécio teve mais de 2 milhões de votos, só que lá foram catarinenses e paulistas que se infiltraram entre a galera do Bolsa Família para votar em Aécio só de sacanagem.
É isso, caros, O Brasil elegeu Dilma, apesar da poderosa campanha midiática. Melhor parar de destilar bílis e torcer para que ela faça um segundo governo melhor, bem melhor do que o primeiro, corrija os erros, não perca o foco social, faça o país crescer e não governe apenas para o The Economist e seus garotos do mercado, não descuide do emprego, da infraestrutura, da educação e da saúde. Que lute contra a corrupção no âmbito federal e torça para que governadores do PSDB, PMDB, PSB, PROS, PSD, PCdoB e todos os partidos façam o mesmo com a roubalheira nos seus terreiros estaduais. Que a mídia ajude a combater isso de forma não seletiva, porque ao escolher que ladrão vai denunciar ela abraça o gatuno que prefere esconder.
E para aqueles que vão preferir deixar o Brasil, não façam isso. Fiquem para ajudar. Mas até dá para entender: a cidade em que Aécio teve o maior percentual de votos não fica no Brasil. É Miami, onde o tucan bird teve 91,79% dos votos válidos (e votos legítimos, de brasileiros que devem ser respeitados) contra 8,21% de Dilma.
Aos que partem, se for inevitável a diáspora - e estes também devem ser respeitados na sua decisão,  boa viagem. Até um dia, quem sabe. Como deve estar dizendo, hoje, um eleitor de Dilma citando Paulinho da Viola, "me perdõe a festa, é a alma do nosso negócio..."
Paulo Pinto-Fotos Públicas

Paulo Pinto-Fotos Públicas

Paulo Pinto-Fotos Públicas

domingo, 26 de outubro de 2014

Plantão das eleições: Dilma presidente

Foto Ricardo Stuckert-Instituto Lula
por Omelete
* Clima de velório nos telejornais
* Já que alguns bacanas prometeram ir para Miami em caso de vitória de Dilma, a Infraero reservou vôos especiais mas até agora ninguém apareceu. 
* Minas mostrou que a mídia gosta mais da família Neves do que os eleitores do estado onde Dilma ganhou.
* Ronaldo que ia ser ministro do Esporte, foi visto vagando em um dos campos do Aterro.
* Armínio Fraga, que ia ser ministro da Economia,  já ligou para o George Soros e pediu o emprego de volta.
* Lula foi a Pernambuco e virou o jogo. Simples assim. Dilma fica devendo essa ao operário
* Algumas celebridades que apoiaram Aécio foram vistas apagando vídeos no You Tube e frases no Face. Alguns alegam que não eram seus perfis verdadeiros e que sempre apoiaram Dilma.
* A irmã do Aécio, que ia fazer trabalho voluntário no Planalto, voluntariou-se para ir para casa, já que o PSDB perdeu também o governo de Minas. onde ela tinha uns bicos.
* A delação premiada vai ser substituída por felação premiada.
* Sem choro: o povo falou no voto
* Espera-se que a direita derrotada não vá bater à porta do quartel com gosta de fazer.
* O Nordeste deu a melhor resposta contra o preconceito. 
* Dilma ganhou no Nordeste, no Norte, no Sudeste (Minas e Rio) e embora tenha perdido no percentual recebeu milhões de votos no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina. São Paulo, que o PSDB domina há 20 anos, é um caso à parte. Ganhou no Brasil, afinal.
* Colunistas foram vistos bebendo água do Tietê em clara tentativa de suicídio e com o objetivo de botar a culpa em Dilma e Lula.
* A Globo News, embora sob depressão, tenta valorizar tanto o número de votos que o Aécio teve que se o programa durar mais meia hora Aécio vai ser eleito. A vitória de Dilma eles já transformaram em derrota, nas "análises", há mais tempo.
* Afinal, foi eleita a presidente "sem legitimidade" como pregou o Globo no artigo de um certo Demétrio Magnoli, um sociólogo, parece.
* Globo News meio sem graça botou no ar o coro da Av. Paulista. "Ei, Bonner, vai tomar no..." Riscos do "ao vivo".
* Divulgada a agenda do PSDB para essa madrugada: tomar banho de descarrego no que resta de água no volume morto da Cantareira de Alkmin. 
* Melhor coisa da eleição: rever Marcela, a mulher do Temer, que só aparece no palanque nessas horas. Vai pra casa Temer.
* Marina Silva vai trabalhar no Itaú
* Arnaldo Jabor foi visto ligando pro SUS e pedindo um junta de psicanalistas para entender o que aconteceu. Como assim?
* Lobão viajou para se unir ao ISIS, no Iraque, onde vai tocar bumbo na banda de música do batalhão.
* Comentaristas de economia estão reunidos para definir o organograma de catástrofes previsto para os próximos meses. 
* Dilma propõe um plebiscito para a reforma política. Aí, é demais. Só de desgosto, a rapaziada da velha mídia vai beber água com vírus ebola.
* FHC foi visto lamentando ter arrebanhado votos da emenda da reeleição. 
* Vamos dar força ao plebiscito para acabar com reeleição pra presidente, prefeito, governador, senador, deputado e vereador; O Brasil vai ficar melhor sem políticos profissionais. 





Mais uma capa repetindo a famosa foto de Demi Moore...

Megan Gale no repeteco da ...

...foto de Demi Moore, que a...
... Manchete clonou com Maitê Proença e...

a Rolling Stone recriou com Fernanda Lima e..


...Bussunda ironizou na Casseta.

por Omelete
Essa deve ser a capa mais repetida de todos os tempos, desde que a Vanity Fair publicou nos anos 80 a famosa foto de Demi Moore clicada por Annie Leibovitz. E a Manchete imitou com Maitê Proença e tantas outras atrizes clonaram em outras publicações. Até o Bussunda ironizou a pose ao figurar barrigudo na revista Casseta. A da vez é a modelo australiana Megan Gale em foto para a Marie Claire. Mas a barriga é de seis meses atrás. O filho, River, já nasceu e nessa semana ela já é capa da  Who por outro motivo: está entre as mais sexy do mundo. Outra rotina das revistas nas edições de fim do ano, listas disso, listas daquilo...
Seis meses depois de ter o filho, a modelo Megan Gale posa para a Who. Em forma e, dessa vez, sem imitações.

Revista Time entra de sola no ataque ao ensino público... os States estão copiando o Brasil

Time dessa semana. É a segunda capa de uma campanha contra professore do ensino público,
segundo denúncia de associações de classe americanas.
A primeira capa da Time atacando os professores e
sugerindo que eles precisam de boas vassouradas. 
por BQVManchete
A Time anda irritando os professores. Na capa dessa semana, a revistona dá mais um bordoada nos mestres. Associações de docentes já estão convocando boicote contra a publicação. É a segunda capa nessa linha de encostar os professores no canto da parede. A primeira, foi com a diretora de um escola de Washington, Michelle Rhee, de pé em uma sala de aula, segurando uma vassoura. No títúlo de capa: "Como corrigir Escolas da América". Rhee empreende uma batalha contra os maus professores, pede reformas do ensino e quer mudar os parâmetros da formação de professores. Por razões óbvias, os professores ficaram enfurecidos. Agora, com a nova capa, subiram nas tamancas. A Time diz que o corporativismo nas escolas é tamanho que é impossível demitir um mau professor. Os mestres alegam que não é verdade, tanto que a própria Rhee já foi demitida de um escola. A capa da Time simboliza os professores como maças podres que devem ser marteladas. Organizações de classe dizem que a Time está querendo injustamente atribuir a culpa dos problemas nas escolas americanas aos professores. Apontam que há milionários conservadores financiando a campanha para a reforma das escolas e que as mudanças sugeridas são antidemocráticas e vão prejudicar os menos favorecidos. E a ofensiva para demonizar os professores é, na verdade, para destruir o ensino público e transferir verba pública para o ensino privado e obter altos lucros, o que não necessariamente vai melhorar o ensino, alegam. A direita americana ataca o ensino público como bombardeou o MedCare de Obama que tirou algum lucro do sistema "abutre" de saúde privada no país. O Brasil costuma ver campanhas semelhantes. Contra Aníbal Teixeira, por exemplo, o educador que sonhava massificar a educação e teve morte suspeita durante a ditadura. E a odiosa campanha de um grande grupo de comunicação contra os Cieps, sem falar na ofensiva neoliberal dos anos 90 contra o ensino público. Os States estão nos copiando.




Revista VIP: Nessa eleição não tem mutreta. Deu Bruna Marquezine. E Neymar fez gol ontem mas nessa parada aqui ele chutou pra fora...

REprodução jornal Extra

Reprodução Jornal Extra

Foto Reprodução jornal EXTRA

por Omelete
Neymar jogou ontem, fez o gol do Barcelona contra o Real Madri. Perdeu a partida. Bola pra frente que o Barça ainda é líder. O craque perdeu a parada, chutou pra fora, isolou a "gorduchinha" foi num terreno onde a bola de curva é quem manda. A atriz Bruna Marquezine ganhou a votação feita pela revista VIP. E a Mulher Mais Sexy do Mundo de 2014. Será capa da próxima edição da revista passadas as baixarias eleitorais. Mais "sexy do mundo" é um exagero, não pela beleza da jovem atriz, mas pela alcance do tal concurso que não atinge nem o Paraguai quanto mais os cinco continentes. Lembra um pouco aquela breguice de americano que costuma chamar os campeonatos internos de beisebol, futebol e basquete de World Series. Claro que nada disso tira o brilho da ex de Neymar. Não entendi foi porque o Extra botou um anúncio de emagrecimento (sobrou o título, acima, na reprodução) logo abaixo da foto da Bruna. A barriga nem aparece! Ou será que eles quiseram se referir a outra cuva acentuada que nem emagrecer precisa. Nem deve.