segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Reza pra subir

Fotos: NASA/Aubrey Gemignani
 A cena não deixa de ser curiosa mesmo anos depois do fim da URSS. Na plataforma de lançamento,  um sacerdote ortodoxo abençoa a nave e o foguete Soyuz, que partiu para a Estação Espacial no último sábado. Tanto o cosmódromo (Baikonur), no Casaquistão, como o programa espacial, a nave e o foguete lançador, são heranças da tecnologia espacial soviética. A diferença é que nos tempos de Gagárin e companhia os cosmonautas não contavam com a ajuda divina. Vale dizer que essa Soyuz levou a primeira astronauta italiana da história, Samantha Cristoforetti, além de um cosmonauta russo, Anton Shkaplerov, e de um astronauta americano, Terry Virts. Na estação já estão o americano Barry Wilmore e os russos Alexander Samokutiayev e Elena Serova.
No bagageiro, a Soyuz levou 15 latas 30 gramas de caviar, além de laranjas, limões, tomates, rações de leite liofilizado e chá sem açúcar. Foi um pedido dos astronautas para o Ano Novo. Se o champanhe para o brinde também entrou em órbita, não se sabe. Dos seis, três voltam em março e os demais, que subiram agora, só em maio de 2015.


2 comentários:

J.A.Barros disse...

Esse engenho me fez lembrar a refinaria de Pasadena, na California. Se algum diretor da Petrobras vir essa foto é capaz de querer comprar por milhões de dólares.

J.A.Barros disse...

Essa imagem, que parece uma torre de refinaria é irresestivel para os diretores da Petrobras. Vão querer compra-la com direito à propinas e depósitos bancários em contas na Suiça. Os russo resistiram aos dólares oferecidos?