domingo, 21 de setembro de 2014

Racismo: torcida do Grêmio vaia Aranha na volta do goleiro ao Sul. Nesse ritmo, os gremistas estão praticamente "pedindo" a interdição do estádio...


LEIA NA CARTA CAPITAL. CLIQUE AQUI





LEIA NO "ESPORTE FINO", CLIQUE AQUI

2 comentários:

J.A.Barros disse...

O homem brasileiro do sul sempre foi racista. Esse sentimento racista nasceu nas fronteiras. O sulista detestava os vizinhos de língua espanhola. Esse sentimento é natural em estados que tem fronteiras com outros países e volta e meia havia o confronto entre essas etnias. Esse racismo, de um modo geral, acredito que nasceu nessas pendengas.
Mas eu acredito que o racismo nasce nas escolas primárias, quando o professor lhe ensina, que no mundo existem 4 raças que são: a raca branca, a negra, a amarela e a vermelha. Eles não ensinavam que existia no mundo a raça humana, mas raça diferentes. Bem, a negra estava a o meu lado nos bancos da escola, mas a minha curiosidade se voltava as outras duas, a amarela porque nunca tinha visto um japonês na minha vida até então e muito menos um índio de pele vermelha.
Anos mais tarde vim conhecer em pele e osso o tal ser humano de pele amarela, que de amarelo não tinha nada e o índio de pele vermelha que também não era vermelho como imaginava.
Foi quando entendi que na verdade não existem raças existem sim a raça humana que por circunstância geográfica ou outras essa raça humana se dividiu em comportamento, hábitos, cultura e cor das suas peles por influência da natureza em que viviam.
Discrimina-los pela cor é cultural afinal são todos seres humanos. E pela história dos tempos modernos os primeiros seres humanos que surgiram na Terra eram de pele negra e foi na África que eles nasceram.
Os negros são verdadeiros heróis porque sabem no seu interior que o seu vizinho branco o discrimina e o rejeita. Mas eles lutam e sózinhos vão conquistando os seus espaços na sociedade em que vivem e temos hoje muitos médicos negros, juizes, promotores e Ministros no STF, o único negro nomeado ministro pelo ex-presidente, exatamente por ser negro, que sózinho enfrentou a fúria de seus pares brancos, que ousava, como relator, condenar os políticos brancos corruptos que criaram o sistema chamado de mensalão, para comprar senadores e deputado para votarem a favor dos projetos do govêrno.
Apenas um negro, que sabia que estava naquela posição porque era negro e provou por competência e coragem condenar os corruptos instalados no Palácio do Planalto.

Soldi disse...

Moro no sul, sou paulista, branco, e testemunho com frequência agressões racistas por aqui, mais do que via em São Paulo. Embora palmeirense, não acho justo culpar toda a torcida do Grêmio, tem gente boa lá que não concordou com as ofensas ao Aranha. Concordo que só a aplicação da lei rigorosa vai acabar com o racismo nos estádio e fora dos estádios.