terça-feira, 21 de maio de 2013

Rose di Primo, há 40 anos... por Frederico Mendes

A coluna Gente Boa, de Joaquim Ferreira dos Santos, publicou ontem em O Globo essa reprodução de uma capa da Manchete. A foto é de Frederico Mendes. Foi feita, segundo Roberto Muggiati, ex-diretor da revista Manchete, em setembro de 1973, há quase 40 anos. Eram tempos de Rose di Primo, tempos de um outro Rio. E de um outro mundo. Na chamada de capa, Guantánamo era rotulada de "Paraíso Americano", hoje é campo de concentração. Em 1973 o Brasil vivia sob o chumbo da ditadura, Tião Maia era o Eike Batista da época e transplante de coração merecia manchete. A beleza de Rose di Primo pairava suprema sob tais irrelevâncias.

Atualização em 23 de maio de 2013 - 
Mensagem de Frederico Mendes:
 "Queridos colegas, sinto informar que esta foto não é minha. Ela deve ser do Josemar Ferrari, ou do Nilton Ricardo, que eram do Estudio Bloch em 1973. Nesta época estava trabalhando na Sucursal da Manchete em Nova York".

5 comentários:

debarros disse...

Essa foto, além de sua beleza, transmite uma energia que se pode até sentir. Perfeita técnicamente, na visão do fotógrafo que sentiu e a viu antes de clicar no botão da máquina. Essa é a diferença dos fotógrafos fora de série para os fotógrafos.

Frederico Mendes disse...

Queridos colegas, sinto informar que esta foto não é minha. Ela deve ser do Josemar Ferrari, ou do Nilton Ricardo, que eram do Estudio Bloch em 1973. Nesta época estava trabalhando na Sucursal da Manchete em Nova York.

JJcomunic disse...

Olá Frederico, a verdade é que os chips e HDs de memória com o tempo apresentam falhas, rsrsrsrs. Obrigado por corrigir a o erro. O blog pede desculpas aos fotógrafos Josemar e Nilton Ricardo. E fica a curiosidade, se eles puderem esclarecer: quem é o autor da bela capa da Rose di Primo na Manchete?

debarros disse...

Vai ser difícil l mudar o nome do ayuor da foto em questão. Mas é assim que a história é eescrita.

debarros disse...

Vai ser difícil l mudar o nome do ayuor da foto em questão. Mas é assim que a história é eescrita.