quarta-feira, 28 de março de 2012

Passaralho tucano assombra redações

A coluna do jornalista Elio Gaspari, Globo, hoje, denuncia a ação de um espécie de patrulha da mídia. Foto:O Globo/Repprodução
Coluna de Elio Gaspari. O Globo/Reprodução
por JJcomunic
Tucano é um pássaro? Certo. Mas há um que também pode ser chamado de... passaralho, a criatura que assombra redações. Embora tenha exclentes e próximas relações com a mídia conservadora, o PSDB não perdoa: a regra é escreveu, criticou, o pau comeu. Já fazem parte do folclore os telefonemas de líderes tucanos para donos de veículo pedindo as cabeças dos repórteres considerados, digamos, mais "críticos". Trata-se de uma espécie de "milícia" da mídia, que atua como comando partidário a empreender caça aos "infiéis". É um triste e autoritário folclore, já que empregos se vão nessa histeria censória. Dessa vez, a vítima foi Luciano Figueiredo, editor da revista História. Embora seja vinculada à Biblioteca Nacional, a publicação é editada por uma entidade privada. Tudo começou quando o site da revista publicou uma resenha do livro "A Privataria Tucana" que denuncia, com farta documentação, os porões das bilionárias privatizações dos anos 90.
Na semana passada, o desfecho: foi demitido Luciado Figueiredo. Antes, foi afastado o autor da resenha, Celso de Castro Barbosa.
Leia a resenha que resultou no vôo do passaralho tucano:
Coluna de Elio Gaspari. O Globo/Reprodução
Da Revista de História
 O jornalismo não morreu
 ‘Privataria Tucana’ prova que a reportagem de investigação está viva e José Serra, aparentemente, morto
 Celso de Castro Barbosa
 
Engana-se quem imagina morta a reportagem de investigação no Brasil. Embora os jornalões, revistas semanais e emissoras de TV emitam precários sinais vitais do gênero, ele está vivíssimo, como prova A Privataria Tucana, livro do premiado repórter Amaury Ribeiro Jr.
Lançado em dezembro e recebido pela grande imprensa com estridente silêncio, seguido de críticas que tentaram desqualificar a reportagem e o autor, o sucesso do livro, já na terceira edição e no topo das listas dos mais vendidos, não se deve a suposto sentimento antitucano.  Até porque os fatos objetivos relatados não poupam o PT. Não há santos na Privataria.
Com base em documentos oficiais, da CPI do Banestado e outros que o autor conseguiu em cartórios, Amaury torna pública a relação de dirigentes do PSDB e a abertura de contas no exterior de empresas de fachada, responsáveis pelo retorno ao Brasil do dinheiro sujo da corrupção. Dinheiro que voltou, naturalmente, limpo.
Muita gente deve explicações à Justiça que, nesse episódio como em outros envolvendo expressivos representantes da elite brasileira, move-se a passos de tartaruga. Ou simplesmente não se move. Pelo cargo que ocupou na época das tenebrosas transações, as privatizações da era FHC, José Serra, então ministro do Planejamento e depois duas vezes candidato à presidência, prefeito e governador de São Paulo, é quem tem a imagem mais chamuscada, para não dizer estorricada, ao fim da Privataria Tucana.
De origem humilde, o tucano paulista exibe patrimônio incompatível com os rendimentos de um político. Tudo em nome de sua filha, Verônica, que ao lado de Ricardo Sérgio, tesoureiro das campanhas de Serra e Fernando Henrique, emergem como principais parceiros do ex-governador no propinoduto que marcou a venda das empresas de telecomunicação.
 Além de jogar uma pá de cal na aura de honestidade de certos tucanos, o livro de Amaury tem ainda o mérito de questionar, involuntariamente, a atuação da grande imprensa no país. Agindo como partido único, onde só é permitida uma única opinião, jornais, revistas e mídia eletrônica defenderam, com unhas e dentes, a privatização. O principal argumento era a vantagem que traria aos consumidores: eficiência e tarifas baixas por causa da concorrência. Passados mais de dez anos, o Brasil cobra tarifas de telefone das mais altas do planeta e as concessionárias são campeãs de reclamação nos Procons.
Não bastasse, ao ignorar o lançamento do livro, a imprensa hegemônica mostra sua face semelhante à dos piratas: um olho tapado, que nada vê, e outro atento à movimentação dos adversários.

Nenhum comentário: