segunda-feira, 5 de março de 2012

Terceirização: o vírus que abala a saúde dos brasileiros. Quanto vale o show?


por Gonça
Deu na Folha: Dom Odilio Pedro Scherer fala o que ninguém quer ouvir. A terceirização, na verdade, a mercantilização desembestada da saúde pública no Brasil, exibe sua face mais cruel: preços abusivos que tornam a vida privilégio de quem tem dinheiro. Os governos federal e estaduais incentivam a transferência de instituições públicas para ongs e "organizações sociais" nebulosas. Na prática, empresas disfarçadas que assumem bens públicos. Só que, no caso, não se trata de uma concessão material. São vidas em jogo. Que a saúde pública precisa melhorar no Brasil é um fato. Mas que não se transforme a saúde em commoditie, em peça de mercado, com o lucro prevalecendo sobre a cura. O Ministério da Saúde divulgou pesquisa que mostra o SUS supostamente mal avaliado. Vale pela transparência e pelo objetivo, que deve ser identificar e corrigir as falhas. Que não se confirme a suspeita de que essa "avaliação" seria um balão de ensaio para uma maior e ainda mais danosa privatização da saúde no Brasil. Um vírus inoculado para a desmoralização do SUS e a abertura de espaço para a entrada das legiões de ongs e "organizações sociais" duvidosas. Pelo rumo dessa "caravana da alegria', não demora muito e só será atendido quem tiver cartão de crédito pré-pago.    

2 comentários:

debarros disse...

É uma terceirização em um governo petista. É preciso que isso fique bem destacado. Não estamos sob um governo "neoliberal" e muito menos"Liberal". Como não tenho mais nenhuma cor partidária acho que estou muito à vontade para fazer criticas a esse momento político. É preciso comprar um partido nomeie-se um dos seus líderes Ministro de Estado e pronto temos mais um sob nossas asas. E assim vamos nos perpetuando no governo.

Gonça disse...

debarros, a terceiração é um dogma neoliberal implantado pelos tucanos. Governos petistas erram quando adotam isso indiscriminadamente. É uma prática que transfere recursos público para bolsos privados sem contrapartida de eficiência. Mas, saiba que o Brasil é uma Federação. A onda de terceirização predattória atinge governos tucanos, como o de SP e outros, governos estaduais do PT, PMDB, PSB etc etc. Essa estrutura de ongs, organizações sociais e empresas que ocupam espaço do poder público é um gigantesco escândalo que, um dia, quemm sabe, será apurado.