quarta-feira, 21 de março de 2012

Arquivo da Manchete: agora oficialmente sumido

O livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou" reúne reproduções de imagens históricas publicadas pelas revistas da extinta Bloch. Muitas delas feitas pela mítica Rolleiflex. A câmera da foto pertenceu ao Departamento Fotográfico da empresa e foi adquirida em venda pública de "sucata" da empresa falida. 
por Gonça
Agora a Justiça assina embaixo: o acervo fotográfico que pertenceu à extinta Bloch Editores está oficialmente desaparecido. José Carlos Jesus, presidente da Comissão de Ex-Empregados da Bloch Editores (Ceebe), recebeu informações do setor jurídico do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, que move ação para localização, interrupção de eventuais vendas de fotos e anulação do leilão que transferiu o acervo da Massa Falida para um particular. Segue a confirmação do desaparecimento, segundo o SJPMRJ.
"Foi expedida Carta Precatória para citação/intimação do Arrematante em Teresópolis. Segundo informações da Oficial de Justiça, o mesmo não foi localizado. Estamos aguardando a devolução da precatória para que possamos dar andamento ao processo, com expedição de ofícios para fins de localização do arrematante.A Massa Falida já foi citada e intimada da decisão".
José Carlos de Jesus sugere uma pista: no último domingo, em matéria sobre os 50 anos da canção "Garota de Ipanema", o jornal O Globo publicou duas fotos cujos originais pertenciam ao arquivo da Bloch. Um boa ajuda seria o o jornal informar como e de quem adquiriu as imagens de Tom e Vinicius, no terraço da casa deste último, no Jardim Botânico, e de Helô Pinheiro, que inspirou a "Garota", na Praia de Ipanema.

Um comentário:

ROBSON disse...

Lastimável que certas empresas como a citada na matéria se utiliza de "laranjas" para adquirir e simular um arquivo existente com raras fotos como o grupo Bloch possuia. Usuparam as imagens que deveriam ser patrimônio do Arquivo brasileiro de comunicação. Que a justiça se faça!.